top of page
  • earielteixeira

Com aprendemos?

Atualizado: 12 de mai. de 2021

No diálogo vai melhor.



O psiquiatra americano William Glasser (1925-2013) aplicou sua teoria da escolha para a educação. De acordo com esta teoria, o professor é um guia para o aluno e não um chefe .


Ele explicava que não se deve trabalhar apenas com memorização, porque a maioria dos alunos simplesmente esquecem os conceitos após a aula. Em vez disso, o psiquiatra sugeriu que os alunos aprendessem efetivamente fazendo . Além disso, Glasser explicou o grau de aprendizagem conforme abaixo.


Fonte: http://www.segurancadotrabalhoemacao.com.br/2020/09/como-aprendemos.html


Segundo a teoria nós aprendemos:

10% quando lemos;

20% quando ouvimos;

30% quando observamos;

50% quando vemos e ouvimos;

70% quando discutimos com outros;

80% quando fazemos;

95% quando ensinamos aos outros.



Fonte:https://www.researchgate.net/figure/Figura-1-Piramide-da-aprendizagem_fig6_326642313


A teoria de William Glasser vem amplamente sendo divulgada e aplicada por professores e pedagogos mundo afora, é uma das muitas teorias de educação existentes, e uma das mais interessantes, pois ela demonstra que ensinar, é aprender.


“A boa educação é aquela em que o professor pede para que seus alunos pensem e se dediquem a promover um diálogo para promover a compreensão e o crescimento dos estudantes” (William Glasser)

Fonte: https://medium.com/@renatho/pirâmide-de-william-glasser-ou-cone-da-aprendizagem-49a4670afc9a


"... estudo de outro professor, Edgar Dale, que, em 1969, por meio de pesquisas, dizia que depois de duas semanas, o cérebro humano lembra 10% do que leu; 20% do que ouviu; 30% do que viu; 50% do que viu e ouviu; 70% do que disse em uma conversa/debate; e 90% do que vivenciou a partir de sua prática. O estudo ficou conhecido pelo nome The cone of learning."



55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page