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Gênero & games

Atualizado: 15 de mar. de 2023

A,B e C do jogos eletrônicos

Autor: Eduardo Ariel.



Desde que me lembro como gente me aproximei da TV com um controle na mão. O meu primeiro contato o mundo dos videogames foi com o aparelho Telejogo da Philco/ Ford. No Brasil ele foi lançado em 1977 e como sou de 1974 acho que por volta de 1980 estava brigando com um deles.


O primeiro videogame foi inventado em outubro de1958, pelo físico William Higinbotham, no laboratório no MIT. Foi um jogo simples de tênis, chamado Tenis for Two, similar ao popular Pong lançado na década de 1970. O primeiro gênero foi o de esporte, seguido por corrida (Enduro), luta (Boxing) e aventura (Pitfall).


Ação

O gênero tem como principal característica a ação. Os usuários (jogadores) vivenciam um gameplay pautado pelo conflito e desafios como batalhas diretas.

  • Plataforma

  • Shooter

  • Luta

  • Beat 'em up

  • Furtivo

  • Sobrevivência

  • Rítmico

Aventura

São jogos em que o jogador assume o papel de um protagonista em uma história interativa com exploração e resolução de quebra-cabeças.

  • Ficção interativa

  • Aventura gráfica

  • Point and click

  • Escape the room

  • Visual novels

  • Puzzle adventures


Ação e aventura

Esse é um gênero "combinado" que visa explorar, resolver enigmas, fazer descobertas e coleta de ferramentas para uso em combate.

  • Horror e sobrevivência

  • Metroidvania

  • Labirinto

  • Run and gun

  • Cinemáticos

  • Ação cômica

  • Isométricos

  • Furitvos

  • Mundo aberto

Esportes

O gênero simula esportes da vida real, dentro os quais estão: futebol, vôlei, golfe, tênis, basquete, corrida, boxe e mma. Aqui existem versões próximas do real e outras com estética mais estilizada próxima da fantasia - tal como Rocket League. Já títulos como FIFA, Madden, NFL, FORZA e UFC se aproximam do modo como conhecemos.

  • Arcade

  • Corrida (simuladores, arcades, Combate de veículos e karting games)

  • Simulação

  • Managers

  • Multi-esporte

  • Luta

Estratégia

Aqui, como o nome sugere, a estratégia é o principal foco. Por isso, o importante nesses games é desenvolver táticas bem elaboradas para superar os desafios. A jogabilidade é normalmente inspirada em jogos de tabuleiro clássicos.

  • RTS (Real Time Strategy)

  • Multiplayer online battle arena (MOBA)

  • Por turnos

  • Em tempo real

  • 4X (Sigla para eXplore, eXpand, eXploit, and eXterminate)


Mobile

Jogos mobile fazem uso da portabilidade, dos recursos evoluídos dos dispositivos móveis (processo e câmera), de features de redes e de realidade aumentada. Pokémon GO, da Niantic, é um exemplo que alcançou bilhões de pessoas.


RPG (Role-Playing Games)

Os RPGs usualmente têm características medievais ou associadas com fantasia. Em geral, muito da origem está associado com Dungeons & Dragons.

  • RPG de ação

  • MMORPG

  • Roguelikes

  • RPG tático

  • RPG sandboxes

  • RPG em turnos

  • MUD (multi-user dungeon são RPGs em formato texto)

  • JRPG


Simulação

Jogos de simulação existem desde meados da década de 1970. Eles buscam recriar situações do cotidiano em suas histórias. Em alguns títulos desse gênero, os objetivos são trabalhar, construir sua própria casa e constituir uma família. Ele pode fazer uso das características de sandbox, tais como: construção de mundos ou realidade virtual.

  • Simulação de Construção e Gestão

  • Simulação de construção de cidade

  • Simulação de governo

  • Simulação de vida

  • Simulação de veículos

  • Simulação de voo (combate e espacial)


Puzzle e Party Games

Os Party Games são considerados uma espécie de puzzle e podem incluir partidas multiplayer. O gameplay desse gênero pode ser bastante variada, e se estende desde a resolução de problemas de lógica até perguntas diversas. Exemplos desse gênero são: Mario Party, Fall Guys, Portal e Pummel Partry.


Redes Sociais

Jogos de rede social são um tipo de videogame que utilizam redes sociais para jogar online e compartilhar realizações com pessoas de diferentes lugares. Para alcançar melhores resultados nestes jogos, os utilizadores precisam de envolver o maior número de amigos possível. Como exemplo pode-se citar CowClicker.


Tiros

Os jogos de tiros tem como principal característica o posicionamento de câmera como os olhos do personagem, dando a sensação de que é o jogador que está vivenciando a experiência in loco ou em “1ª pessoa”, pois o jogador se refere ao personagem que controla como “eu”.

O gênero se estabeleceu com o lançamento de Wolfenstein 3D e Doom na década de 1990 e se tornou muito popular com os títulos: Halo, Medal of Honor e Call of Duty.

  • FPA

  • Battle Royale

  • FPS (First Person Adventure)

  • PVP (Player Versus Player, ou Jogador versus Jogador).

  • Hero shooter

  • TPS (Third Person shooter)

  • Shooting Gallery


Outras classificações

Outros gêneros

  • Tabuleiro Eletrônico

  • Casual

  • Cartas

  • Ritmo

  • Plataforma

  • Quebra-Cabeça

  • Trívia

  • FMVs


Quanto a sua jogabilidade os games podem ser classificados como:

  • Shooter

  • MOBA

  • Turn Based

  • Luta

  • Point and Click

  • Sandbox

  • Open World

  • Plataforma

  • Motion Capture

  • Hack and Slash

  • Beat em Up



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