top of page
  • earielteixeira

Games e IoT

Atualizado: 15 de mar. de 2023

Sincronizando mundos e realidades

Autor: Eduardo Ariel



Na palestra acima o uso integrado de games, utilizando mods, com sensores de IoT criam experiências que unem os mundos virtuais e ordinários. Os exemplos apresentados mostram experiencias de jogos imersivas, como nos títulos Minecraft e no Roblox.


Na AWS Summit 2022, Vinicius Senger apresentou alguns casos interessantes. Um sensor de temperatura que pode mudar o comportamento do jogo, fazendo com que chova no Minecraft em função da umidade captada no mundo real (ordinário para Pierre Lévy). Também é possível reconhecer se os jogadores (usuários ou interatores) possuem algumas características como ao usarem chapéus, óculos ou máscaras através de uma câmera inteligente, comunicando o mundo real com o virtual e provocando espelhamento de objetos entre o usuário e o seu avatar. Tudo se dando em ambas direções.


Dentre os programas citados para o desenvolvimento de aplicações de games para IoT estão o Arduino e o FreeRTOS. Esse último é menos conhecido que o primeiro, mas é um sistema operacional em tempo real de código aberto e neutro na nuvem. É distribuído gratuitamente sob a licença de código aberto do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Ele permite programar dispositivos baseados em microcontroladores conectados, tanto como coletar dados para aplicações de IoT.



 

Nota sobre Interator: Foi uma palavra cunhada por Janet Murray (2001), na década de 1990, com o intuito de trazer algo à mais para o papel exercido pela pessoa (usuária) que experimenta um software, por exemplo, visando que ela não vai necessariamente somente utilizar aquilo que está pronto, podendo também acrescentar, melhorar, modificar, compartilhar e usufruir de modos criativos, bem como diferentes do modelo mental do projeto. Já no mundo das artes existem obras que dependem do interator para que elas aconteçam e existam.


Nota sobre Mod (Wikipédia): Modification ou mod, no contexto de jogos eletrônicos, é um termo usado para denominar uma alteração em um jogo de forma a fazê-lo operar de forma diferente da original, desde pequenas alterações até a criação de jogos novos a partir do conteúdo original

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page