top of page
  • earielteixeira

Materials e Kits

Lista das principais plataformas



O objetivo de uma interface é comunicar-se com o usuário, ainda mais com o EAD sendo palavra de ordem. No entanto, o projetista e o usuário possuem conhecimentos e preocupações diferentes. Com isso, e é muito difícil para o designer prever como algumas decisões de projeto influenciarão o comportamento do usuário. Assim, a avaliação de usabilidade pode ser entendida como o procedimento para aquisição de informação sobre a usabilidade ou potencial usabilidade de um sistema a fim de tanto aprimorar recursos numa interface em desenvolvimento e seu material de suporte quanto avaliar uma interface já finalizada.


Para aqueles que trabalham com UX ou desejam entrar no mercado é fundamental dominar métodos de avaliação, guidelines e goden rules. Aqui me refiro aos primórdios do campo. Alguém lembra?


No seu livro emblemático "Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction" Ben Shneiderman revelou suas "oito regras de ouro" para o design de interface. Elas são recomendações para se ter um projeto de interface eficiente, eficaz e satisfatório. Seguem abaixo os títulos dos Golden Rules:

  1. Esforce-se para ter consistência

  2. Permita que usuários frequentes usem atalhos.

  3. Ofereça feedback informativo.

  4. Projete o diálogo para produzir o fechamento de tarefas /ações.

  5. Ofereça tratamento simples e direto para erros .

  6. Permitir reversão fácil de ações.

  7. Suporte controle interno para cada ação do usário .

  8. Reduza a carga de memória de curto prazo.

O termo “avaliação heurística” em IHC foi introduzido por Jakob Nielsen e Rolf Molichno início da década de 1990, quando propuseram um método através da qual o projetista aplica um número de princípios ou heurísticas ao projeto.


A avaliação formativa acontece antes da implementação e tem participação na formação do sistema, com influência sobre as características do produto em desenvolvimento, também é conhecida como de desenvolvimento.


A avaliação somativa acontece após a implementação com o objetivo de testar o funcionamento apropriado do sistema final. É realizada quando se tem em vista alguma melhoria em um produto.


Por ser uma ferramenta geral, a avaliação heurística pode ser aplicada em qualquer estágio do desenvolvimento do projeto, desde a prototipagem, como método formativo, até mesmo após a implementação, como método somativo.

  1. Visibilidade do status do sistema;

  2. Equivalência entre o sistema e o mundo real;

  3. Controle do usuário e liberdade;

  4. Consistência e padrões

  5. Prevenção de erro

  6. Reconhecer ao invés de relembrar

  7. Flexibilidade e eficiência de uso

  8. Estética e design mínimo

  9. Auxiliar usuários a reconhecer, diagnosticar e recuperar ações erradas

  10. Ajuda e documentação


Ademais, junto com os métodos de inspeção de usabilidade ter o conhecimento dos princípios e dos componentes contidos nos links abaixo pode ser um grande diferencial, tanto no currículo como na entrevista. Muitos os materiais representam padrões de uso, formatos de integração e padronização / otimização de projeto quando se pense na fundamentação de Design System. De qualquer modo, sugiro que usem nos novos projetos e revistem aqueles em andamento. Vale atualizar o seu portfólio com projetos para múltiplos dispositivos, especificando qual kit usou no projeto das telas.


Android UI Kit



iOS UI Kit


Material Design (Google)



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page