top of page
  • earielteixeira

O que temos no menu?

Atualizado: 15 de mar. de 2023

Versões e símbolos

Autor: Eduardo Ariel Fonte: Wikipédia




O designer Norm Cox ficou conhecido pelo desenho do botão "hamburger menu", uma pilha de três linhas pretas horizontais. Elas se assemelham a uma lista de itens, que servem como um lembrete visual das listas de menus.


O menu hamburger foi projetado para ser simples, funcionalmente memorável e imitar a aparência da lista exibida como resultado do clique.


Originalmente o designer o projetou como um "recipiente" para opções de menu contextual no Xerox Star, semelhante ao clique com botão direito do mouse.


Cox projetou o estilo visual da interface com o usuário da Xerox Star, incluindo o ícone de documento, contendo o canto dobrado e a pasta que ainda estão em uso até hoje.


Abaixo estão outros desenhos para menus, que buscam dar dicas sobre os componentes e conteúdos que serão apresentados após o clique ou seleção.

Figura 1: Tipos de menu.



Abaixo seguem duas aplicações diferentes, onde na primeira está um candy box do Google. Vale notar como os aplicativos estão dispostos tal qual o desenho do menu apresenta.


Figura 2: Apps na minha conta do Google.


Na segunda, o menu hamburger do NYT é exibido ao lado do ícone que o aciona. Tal comportamento é interessante pois não esconde parte do conteúdo, tal qual aconteceria se tivesse o comportamento padrão - quando surge em cima do grid do site.

Figura 3: Aplicação inusitada do menu hamburger na página do New York Times.



Existem outros opções criadas por diversos designers para se representar o grid e os componentes que serão acionados com o clique do mouse ou seleção via touchpoint.

Figura 4: Outros desenhos de menu ou componentes de tela.



27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page