top of page
  • earielteixeira

Frases sobre animais

Atualizado: 2 de jan. de 2022

Discutindo a relação: vale ler e depois conversar com seu pet. Mesmo que seja por meio de qualquer forma de comunicação.



Figura 1: Nosso gatinho Baldur tão logo chegou aqui em casa. Alguns anos depois de Logan (siamês) com seus vinte aninhos virar estrelinha.


É inegável como cães, gatos, peixes, pássaros e outros animais estão presentes em nossas vidas - seja como amigos, confidentes, companheiros, protetores e vizinhos. Diversos momentos e fases da vida humana são em conjunto com eles - daqueles que estão em casa conosco para outros que residem pelas cidade em parques e jardins. Conviver é o cerne da questão quando se versa sobre os bichinhos do planeta - muitos já estavam aqui antes de nós, ainda que o sentido da evolução das espécies tenha alterado um pouco suas configurações originais. Já outros resistem, mesmo com todo o mal que o homem fez ao habitat natural deles.


Com mais de 470 milhões de cães mantidos como animais de estimação em todo o mundo, os cães se destacaram como o principal tipo de animal de estimação em 2018. No mesmo ano, havia cerca de 370 milhões de gatos de estimação no mundo.


O Brasil tem a segunda maior população de cães, gatos, aves canoras e ornamentais em todo o mundo, sendo o terceiro maior país em população total de animais de estimação. São 54,2 milhões de cães, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes, 39,8 milhões de aves e mais 2,3 milhões de outros animais.


Embora os cães sejam, em todo o mundo, o tipo de animal de estimação mais comum, em 2018 os gatos estavam em maior número na União Europeia (UE). Aproximadamente 75 milhões de pessoas neste espaço geográfico tinham um gato de estimação em 2018, em comparação com os 65 milhões de cães de estimação. Naquele ano, a Alemanha tinha cerca de nove milhões e meio de cães de estimação, tornando-se o país com o maior número de pets dentro da União Europeia.


Além de cães e gatos, as pessoas têm muitos outros animais domésticos como hamsters, pássaros, tartarugas, répteis e coelhos. O fundamental é que sejam animais registrados e permitidos pela legislação do país.


Figura 2: “A grandeza de uma nação e seu progresso moral podem ser julgados pela forma como seus animais são tratados”.


Figura 3: Os animais são amigos maravilhosos - eles não fazem perguntas, não julgam”.



Figura 4: Até que se ame um animal, uma parte da alma permanece adormecida”.


Após ler o material previsto para o post, vale lembrar que muitos animais sofrem de abandono e de maus-tratos de seus tutores, seja antes ou durante a pandêmia do COVID-19. Decerto, são situações para lamentar, pois os pets apresentam um amor incondicional para os "seus humanos" e dependem deles para viver. É um compromisso de carinho e de afeto para uma vida inteira!


O livro "Pet-tecture, design for pets"apresenta soluções de design para o mobiliário doméstico ou do espaço público, dando conta de questões urbanas e rurais que podem melhorar toda interação da sociedade com a fauna. Alguns projetos são mais estilísticos, enquanto outros focam na função. Ademais, conforme já apresentado, o produto editorial apresenta frases de famosos e de anônimos explicando como os animais são importantes para vida do planeta.


Por fim, muito do que sou se deve aos bichos que convivi desde o meu nascimento (p.ex.: Biba, Mimosa, Jedi, Miney, Sassá Mutema e Logan - meu primeiro filho felino), sabendo por experiência própria que elas ajudam na formação de seres humanos mais empáticos com o entorno, especialmente com aquele vindo da natureza.



Figura 5: Capa do livro.



Figura 6: Iconografia e sistema de patterns apresentado no livro .


Figura 7: Solução de design para um haras ou uma coudelaria. Do projeto se destacam os materiais e as suas formas. Elas se integram de maneira orgânica com o ambiente natural.



104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page