top of page
  • earielteixeira

Na cidade de mãos dadas com o meu pai Christiano Ariel

Atualizado: 4 de fev. de 2023

Monumento Leonístico no Buraco do Lume


Fonte: Christiano Ariel ao lado da sua obra - Monumento Leonístico (1977) localizado na Praça Melvin Jones (Buraco do Lume), no Centro do Rio de Janeiro. URL: http://materclube.org/MATER_CLUBE_OBRAS.htm



O texto abaixo foi retirado do site do Lions, com o intuito de manter total fidelidade ao período, importância e motivo da criação do monumento.


Após a nova denominação ter sida aprovada pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro o movimento leonístico decidiu marcar a homenagem com a instalação de um Bloco maciço de granito cinza "Petrópolis" com 2,80m de altura por 1,30m de largura e 0,90m de espessura, pesando aproximadamente 10 toneladas. Sua construção foi aprovada pela Resolução 140-45-T-75/76 do Conselho Nacional de Governadores na Convenção Nacional, na Bahia, para perpetuar a efeméride de 16/4/52 marcada pela fundação do Leonismo no Brasil com a ascensão à Presidência da Associação Internacional do brasileiro João Fernando Sobral com Primeira Reunião da Diretoria da Associação Internacional de Lions Clubes no Brasil.


O monumento foi inaugurado tendo nas suas laterais, em baixo relevo, em bronze, as efígies de Armando Fajardo e Melvin Jones, em medalhões medindo 46 cm de diâmetro , cada, com gravação da frases identificadoras : "Leão número 1 do Brasil" e "Fundador do Leonismo", respectivamente. Na parte posterior do bloco estão gravadas, talhadas em pedra, duas gaivotas, o logotipo de Sobral no seu ano de Presidente Internacional. Abaixo das gaivotas a frase-símbolo "Faça seu semelhante sentir-se necessário", aplicada em bronze oxidado.


Na parte frontal o monumento terá talhada na pedra, a composição num estilo geométrico simplificado de 2 antebraços cujas mãos se apertam, que representam o companheirismo. Partindo daí, um corte diagonal divide a face da pedra em dois planos. No plano da direita que é a continuação de um dos antebraços se verá o símbolo de Lions Internacional fundido em bronze, tendo ao centro um granito de coloração azulada com a incrustação da letra "L", de Lions, em bronze polido, medindo 40 cm de diâmetro. No plano da esquerda, em bronze, o seguinte texto : "Aos fundadores do Leonismo no Brasil, no ensejo de seu 25º aniversário e da reunião, nesta cidade, da Diretoria da Associação Internacional de Lions Clubes, sob a Presidência do Professor João Fernando Sobral" * 1952 - 16 de abril - 1977 *.


O criador deste monumento foi do artista Cristiano Ariel Teixeira, detentor de vários prêmios, e inaugurado na XXIV Convenção Nacional. Seu custeio foi realizado com a contribuição individual de cada Leão do Distrito Múltiplo L, sendo portanto um trabalho de todo leonismo brasileiro. A comissão Executiva para esta obra foi composta pelos CCLL Arquimedes Barbosa Jacques, Antonio Paulo Capanema de Souza, Mário Guimarães Alves Vilele, Elias Antonio Yunes Jr.e Manoel Schwartz. Especiais agradecimentos aos CL Waldir Mota e CL Luiz Castilho pela iniciativa da idéia e cooperação; ao Deputado CL Gama Lima pelo Decreto Oficial e ao CL Eleutério Galante, então Presidente do Mater Clube.


O monumento é local freqüente de solenidades leonísticas e cívicas, tendo ao seu lado mastros iluminados para asteamento de bandeiras. Consta atualmente uma placa especial alusiva a segunda Presidência Internacional conquistada pelo brasileiro CL AUGUSTIN SOLIVA e outras placas alusivas a visitas de Presidentes Internacionais do Lions Clubes ao Brasil.



37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


bottom of page