top of page
  • earielteixeira

Qual seria minha personalidade?

Site possui ferramenta para identificar 16 personalidades



Existem16 tipos definidos por Briggs Myers para personalidades humanas. O teste baseado no estudo delas, frequentemente chamado de Teste Myers Briggs, mede diferentes características de personalidade para determinar como você se encaixa no sistema de letras (em que uma de cada aspecto será sua característica, formando um conjunto de 4 letras): Introversão (I) ou Extroversão (E); Intuição (N) ou Sensação (S); Pensante (T) ou Sentimento (F); Julgador (J) ou Percepção (P). Por meio de um questionário o site https://www.16personalities.com/br possibilita que o usuário identifique sua personalidade.


Figura 1: Ilustração do Sistema te 16 personalities. URL:https://www.16personalities.com/br


Segundo Kaike Bersot, https://www.unasp.br/blog/teste-mbti-tipos-de-personalidade/, conhecido como teste de personalidade, o MBTI ou Tipologia de Myers-Briggs, é um instrumento muito utilizado para identificar o tipo psicológico das pessoas. Deste modo, para que a análise ocorra, o teste MBTI é, geralmente, aplicado por meio de um questionário estruturado com alternativas opostas, que refletem as preferências já estudadas no método. Então, ao final, a ferramenta avalia o resultado onde é possível encontrar 16 tipos diferentes de personalidades.


Bersot segue explicando, de acordo com especialistas, o teste MBTI é a ferramenta de assessment mais utilizada no mundo, com cerca de 2 milhões de relatórios emitidos ao ano. Além disso, todas essa popularidade se deve à praticidade da ferramenta e sua eficiência na classificação de comportamento, estilo, características no trabalho e outros aspectos humanos.


Em cada pilar você escolhe um sub pilar de acordo com as respostas, e isso revela sua forma de ser e agir. Portanto, após concluir o teste, o indivíduo passa a ser representado por uma sigla de 4 letras, correspondente com sua personalidade – ao total são 16 possibilidades.


Os 4 pilares do MBTI e os 16 tipos de personalidade

Primeiramente é preciso conhecer quais são os pilares e os sub pilares de cada pilar do MBTI. Veja!


1 – Energia e motivação

  • Extrovertidos (E): pessoal que se sente motivada/energizada através da interação com outras pessoas, geralmente agem antes de pensar.

  • Introvertidos (I): aquele indivíduo que se sente motivado/energizado pelo engajamento em atividades solitárias, preferem refletir muito antes de qualquer ação.


2 – Percepção de mundo

  • Sensoriais (S): esse tipo de pessoa têm a consciência voltada para o que existe de concreto, ou seja, aquilo que pode ser percebido através dos 5 sentidos.

  • Intuitivo (N): já estes indivíduos possuem a consciência voltada ao abstrato, ao lado simbólico, ao intangível.


3 – Avaliação e tomada de decisão

  • Racionais (T): são pessoas concisas, que atuam de maneira lógica, organizada e objetiva; sempre buscam argumentos racionais.

  • Sentimentais (F): faz parte desse grupo as pessoas que se baseiam em critérios subjetivos, como valores e preferências, levando em consideração necessidades humanas e decidindo “com o coração”, por exemplo.


4 – Estilo de vida

  • Julgadores (J): esses indivíduos são decisivos, preferem seguir regras claras e viver de maneira mais planejada, estruturada. Além disso, sentem tranquilidade quando decisões são tomadas.

  • Perceptivos (P): são as pessoas que gostam de liberdade e improvisações. Dessa forma, elas dão preferência a uma vida com maior flexibilidade, adaptável. Sentem tranquilidade quando apresentam opções em aberto.


Com base nas informações do site 16 personalities , utilizando as letras correspondentes a cada pilar, encontra-se os seguintes tipos:

  1. ISTJ: o “logístico”, suas características são: responsabilidade e comprometimento.

  2. ISFJ: o “defensor”, indivíduo protetor dedicado e acolhedor com senso de empatia.

  3. INFJ: o “advogado”, é idealista e reservado, porém inspirador.

  4. INTJ: o “arquiteto”, cidadão conhecido pelo pensamento criativo e estratégico.

  5. ISTP: o “virtuoso”, aquele mestre em diversas ferramentas e experimentador.

  6. ISFP: o “aventureiro”, indivíduo visto como um artista flexível e ousado.

  7. INFP: o “mediador”, típica pessoa poética, bondosa e altruísta.

  8. INTP: o “lógico”, aquele com sede insaciável por conhecimento e inovação.

  9. ESTP: o “empresário”, sujeito inteligente, enérgico e disposto a arriscar.

  10. ESFP: o “animador”, pessoa sempre entusiasmada, enérgica e espontânea.

  11. ENFP: o “ativista”, com espírito livre e criativo, além de muito sociável.

  12. ENTP: o “inovador”, indivíduo marcado pela curiosidade e perspicácia.

  13. ESTJ: o “executivo”, aquele administrador nato com talento para gerência.

  14. ESFJ: o “cônsul”, sempre atencioso, sociável e solícito.

  15. ENFJ: o “protagonista”, um líder carismático que hipnotiza as massas.

  16. ENTJ: o “comandante”, aquele especialista em resolver desafios com ousadia.



118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page