top of page
  • earielteixeira

Word Design Organization (WDO)

Atualizado: 9 de mar. de 2021

Design para um mundo melhor. Por isso sou designer.




Segundo seu próprio site oficial, ela tem como visão se esforçar para criar um mundo onde o Design aprimore nossa qualidade de vida econômica, social, cultural e ambiental. Já como missão, tendo voz internacional, todos da WDO defendem, promovem e compartilham o conhecimento da inovação impulsionada pelo Desenho Industrial que tem o poder de criar um mundo melhor.


Da mesma maneira, formulou algumas definições para o campo do Design / Desenho Industrial. Um dos exemplos veio da 29ª assembléia geral em Gwangju (Coréia do Sul), onde o Comitê de prática profissional revelou duas definição renovadas para o Desenho Industrial, sendo uma versão mais sintética e outra ampliada:


O Desenho Industrial é um processo estratégico de solução de problemas que impulsiona à inovação, constrói o sucesso dos negócios e leva a uma melhor qualidade de vida por meio de produtos, sistemas, serviços e experiências inovadores.

O Design Industrial preenche a lacuna entre possibilidades. É uma profissão transdisciplinar que utiliza à criatividade para resolver problemas e co-criar soluções com o intuito de tornar um produto, sistema, serviço, experiência ou negócio melhor. Em sua essência, o Desenho Industrial oferece uma maneira mais otimista de olhar para o futuro, reenquadrando os problemas como oportunidades. Ele conecta inovação, tecnologia, pesquisa, negócios e clientes - fornecendo um novo valor, bem como vantagem competitiva nas esferas econômica, social e ambiental.

Abaixo segue outra proposição presente na página da WDO.

Os desenhistas industrias colocam o ser humano no centro do processo. Eles adquirem uma compreensão profunda das necessidades do usuário ao desenvolverem o conceito da empatia de forma holística e aplicam um processo pragmático de problematização em busca de soluções - sempre centrado no usuário para projetar produtos, sistemas, serviços e experiências. Os designers são profissionais estratégicos no processo de inovação e estão posicionados de forma única para unir diversas disciplinas do campo profissional e interesses comerciais. Eles valorizam o impacto econômico, social e ambiental de seu trabalho, visando dar sua contribuição para co-criar uma melhor qualidade de vida.

Vídeo 1: O Desenho Industrial projetando um planeta melhor.


No LinkedIn do designer e pesquisador Gabriel Patrocínio, um colega querido que fora apresentado pela amiga Isabella Perrotta, tive o prazer de encontrar um de seus livros dentro do site da WDO. Ele é um dos principais autores e pesquisadores sobre Design & Políticas Públicas. Parabéns Gabriel!


Figura 1: Site da WDO.


Na relação só estão recomendações emblemáticas para aqueles que estudam Design ou desejam conhecer como o campo é profundo. Vale muito o acesso.


Esta é uma coleção dos livros de design favoritos de WDO. É uma lista de leituras inspiradoras que abordam uma ampla gama de tópicos de design centrado no ser humano, bem como o processo colaborativo para proposição de valor e sustentabilidade.


Figura 2: Página com indicações de livros.


O site também possui uma página com relatórios diversos.

Figura 3: Página com diversos relatórios.


Seguem abaixo outros vídeos da WDO.

Vídeo 2: O Desenho Industrial como uma disciplina que busca soluções econômicas.



Vídeo 3: Vozes do Design.

195 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page